Decorar com: Circulo Cromático
Sempre dizem que "Em casa de ferreiro o espeto é de pau" hahah e se vocês não entenderam nada do que eu quis dizer com isso, vou explicar. Curso design de interiores, uma profissão totalmente voltada para a decoração dos ambientes... e podem reparar; não tem nenhum post aqui falando sobre decoração! Uma vergonha para mim mesma, eu sei hahaha. Acho que pelo fato e eu ver e lidar com isso 5 dias por semana, acabo não achando tão interessante para postar aqui. Mas conversando com uma amiga, descobri que ela tem muito interesse por decoração, e principalmente por pequenas reforminhas no quarto. Pensando nisso, vou começar a trazer para vocês, algumas dicas super preciosas que eu aprendo e que deixam qualquer cantinho mais aconchegante e são super simples de por em pratica.
Sempre que falamos sobre decoração de ambientes logo pensamos nos detalhes. Por exemplo: vou comprar um painel, molduras de gesso, um nicho e um varal de fotos. Ficamos numa super empolgação para colocar tudo no nosso novo cantinho e quando terminamos, não ficamos 100% felizes. Acho que a pior coisa de se decorar um lugar, ou reformar esse cantinho, é olhar para ele pronto e não ficar feliz com o resultado. E muitas vezes, o problema não é os acessórios maravilhosos que você comprou, e sim as cores usadas ali.
Parece meio obvio, mas a base para uma decoração são as cores. E como hoje temos uma paleta imensurável de cores disponíveis em qualquer lugar e buscamos inspirações em diversos lugares diferentes, é super normal acabar misturando algumas cores que acabam não ficando tão legal no conjunto completo.
Mas, para a felicidade de todo mundo, existe uma coisinha linda chamada: circulo cromático ♥
Antes de começar a estudar, já tinha visto ele em vários lugares, mas não sabia como usa-lo e nem para que servia direito. E afinal, o que é um circulo cromático?
Circulo cromático é uma paleta em forma de disco composta por doze cores, e essas cores são
3 primárias: azul, amarelo e vermelho
3 cores secundárias: verde, laranja e violeta
6 cores terciárias: que são formadas pela mistura das cores primarias com as secundarias
E como saber qual cor combina com qual?
Existe basicamente quatro formas de se usar o circulo cromático, esses tipos são chamados de harmonias e elas são:
Harmonia monocromática: quando é usado apenas uma cor, porem vários tons da mesma. Por exemplo: um quarto em tons de azul, ou uma sala em tons de rosa, uma cozinha em tons de verde. É o mais fácil de se combinar. Nesse tipo de harmonia, é muito comum o uso do preto e do branco junto a cor principal para não deixar o ambiente muito pesado.
Harmonia complementar: talvez seja uma das mais difíceis de se usar, pois da harmonia a falta dela é uma linha muito tênue. Basicamente se baseia na escolha de uma cor e outra oposta a ela. Por exemplo: vermelho e verde ou amarelo e violeta
Harmonia triádica: costumamos ver muitos look com a harmonia triádica, mas sequer damos conta disso. Baseia-se na escolha de uma cor principal e duas outras que tenham a mesma distancia entre si. É uma das minhas favoritas ♥
O circulo cromático ajuda muito quem sempre se sente meio perdido em relação as cores. Ele também pode ser usado para combinar peças de roupa e makes ♥ E ai, quem já conhecia? E para quem ainda não conhecia espero ter ajudado nessa "dura" missão hahahha. E lembrando: se alguém ainda tiver alguma duvida, coloca aqui nos comentários e eu ficarei muito feliz em responder ♥
Nossa eu amei esse post ♥ Já conhecia o circulo cromático e basicamente sabia como usar, mas a sua explicação ajudou bastante até por que vou fazer Arquitetura e acho que vou mexer com isso. Beijos sucessos!
ResponderExcluirhttps://julieeanne.blogspot.com
Oi Aninha! que bom que gostou! É ótimo entrar na facul já tendo uma ideia de alguns princípios básicos. Ajuda muito!
ExcluirBeijos <3
Que lindo! amei essa dica. Eu que adoro ficar mudando decoração do meu quarto, com certeza será muito útil.
ResponderExcluirwww.darksky.com.br