Receita: Cupcake Red Valvet sem glúten e sem lactose


Oi! Já faz um tempinho que eu venho tirando o glúten da minha rotina. Mas por quê? Bom, tirando o glúten da minha rotina tenho conseguido eliminar mais peso e manter a forma. O glúten por ser uma proteína muito enérgica tem o poder de fazer com que nosso corpo fique mais inchado. E se você não sabe qual a função do glúten nos alimentos eu explico. Sabe aquele pão de forma bem fofinho ou aquele bolo super macio que a gente come? Então, o responsável por essa maciez e elasticidade nos alimentos é o glúten.

Mas não precisa pensar que eu sou uma doida maníaca que vive para emagrecer, malhar e ser escrava do corpo. Não me privo de nada! Se tenho vontade de comer um lanche, um bolo de chocolate, um sorvete bem gigante, vou lá e como sem culpa alguma! Acho que a pior que passar fome é passar vontade de alguma coisa só "para não engordar" hahaha. Tirei o glúten para deixar meus dias mais saudáveis e já percebi melhoras muito significativas no meu corpo, pele e ate no cabelo!

Vi essa receitinha no blog ICKFD. Ela é da Mariana Muniz que fez a receitinha em forma de melt cakes com recheio de sorvete de Cream Cheese. Decidi mudar a forma de assar e coloquei em forminhas de cupcakes. Fiquei morrendo de medo de não dar certo, mas deu e ficaram DIVINOS! Até vovó boleira aprovou ♥

Vou explicar direitinho como fazer e como eles ficaram. Então vamos lá:


INGREDIENTES

- ¾ xícara de AÇÚCAR
- 1 OVO
- 1 colher de sopa de CACAU EM PÓ
- ½ colher de chá de BICARBONATO DE SÓDIO
- 1 colher de chá de EXTRATO DE BAUNILHA
- 150 ml de ÓLEO CANOLA
- CORANTE VERMELHO (EM PÓ OU LIQUIDO.) (Eu usei corante liquido pois não consegui encontrar o em pó. Duas colheres de chá já bastaram para deixar a massa com o tom desejado)
- ½ colher de chá de VINAGRE BRANCO
- 1 ½ xícara de FARINHA SEM GLÚTEN
- ½ xícara de substituto do leite (leite soja, arroz, amêndoa, coco light) com 1 colher de chá de SUCO DE LIMÃO



MODO DE PREPARO

Antes de começar, peneire todos os ingredientes que possam ser peneirados (Farinha, Cacau, Açúcar). "Ai Bia, pra que fazer isso? Que frescura!" Não é frescura. Quantos mais peneirados os ingredientes forem, mais leves e fininhos eles vão ficar proporcionando mais leveza e "fofura" a massa. Como não vamos trabalhar com o glúten que tem essa função, então esse trbalhinho é necessário para deixar nossa massa mais gostosa.



1 - Pré aqueça o forno a 175ºC (fogo médio). Em uma tigela acrescente o açúcar, o ovo, o cacau em pó, o bicarbonato e a baunilha e misture até formar uma massa espessa e homogênea. Em seguida acrescente o óleo e o vinagre.


2 - Misture o corante vermelho no leite.
3 - Adicione a farinha e o leite com corante alternadamente à massa em 3 etapas cada um. Misture bem até a massa atingir uma mistura homogênea


4 - Em seguida divida a massa em forminha para cupcakes. Coloque cerca de 75% de massa em cada forminha.


5 - Leve para assar cerca de 20 a 25 minutos ou até que o palito saia limpinho (cutuque sempre no meio, ok? hahah)

Agora você deve estar falando.. "Não foi fermento, não teve glúten... esse negócio deve ter ficado uma pedra. Não deve ter crescido nem um centímetro!" Olha a mágica :p


Depois de assados esperei que eles esfriassem bem para que eu pudesse recheá-los. Acho que o recheio é muito relativo, e cada um coloca o que mais lhe agrada. Optei por marshmallow feito em casa ♥


E ai, gostou? Você já provou alguma coisa sem glúten? Se sim o que achou? E se não provou vale a pena ok? ♥ Beijos!

Comentários

  1. Ai que delícia essa receita :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Pode usar adoçante? Ou muda alguma coisa?
    Tô doida pra fazer, rs.
    Beijão!
    http://tipicamentefeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delly, prefira a açúcar light caso você vá substituir! O adoçante corre o risco de "amargar" a receita. Uma colher da açúcar light eqüivale a 4 da açúcar normal ☺️

      Excluir
  3. Que deliciaaa!!! Quero fzr!! Sem gluten ainda, adoreei!!
    bjss

    www.somosladies.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi lih! Faça! Ele fica muitoooooo gostoso <3
      Obrigada pelo comentário, um beijo <3

      Excluir
  4. voc é tão linda nem precisa ficar com paranoia de emagrecer

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 FILMES CLÁSSICOS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR!

A PRIMEIRA CÂMERA DO MUNDO! SÉRIE: PHOTOGRAPHIA

INSPIRAÇÃO: PROJETO NEON